sábado, 31 de março de 2012
O Admirável Mundo da Música: Zé, O Ramalho

Visualizem estagiárias conversando num bandejão, ok? Pois então, vamos lá:
"Sabem aquela música da novela, do primo da elba ramalho..."
"...admirável chip novo?"
"Ai, não viaja, o cd da pitty é admirável chip novo!"
"Não é admirável mundo novo, não?"
"Né não gente, admirável gado novo é o nome da música que fala sobre mecanismos massivos de alienação, faz uma referência a dialética marxista e tal. Né? Quê?...me passa o sal?"
Apesar de viver tão perto dela,
E sonham com melhores tempos idos,
Contemplam essa vida numa cela,
E esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar;
A Arca de Noé, o dirigível
Não voam nem se podem flutuar.
Admirável gado novo - Zé Ramalho
Bom, você já deve ter percebido que tanto o Cd da Pitty (Admirável chip novo), quando a música do Zé Ramalho (Admirável gado novo), foram "inspiradas" na obra de Aldous Huxley (Admirável mundo novo).
E quem não conhece o álbum do Iron "Brand New World?" E os Strokes, com a música "Soma"...hein?
Escolhi alguns nomes que representam esse movimento contestatório na música popular brasileira, e resolvi dividir em 4 post's.
Tsc Tsc. Aposto que o primeiro nome que veio a cabeça foi Chico Burque, né. Vamos deixar Chico um pouquinho de lado...
Você viu no post ("A FILOSOFIA DE NOEL ROSA"), que a temática principal que permeava sua obra era o cotidiano e o começo da vida moderna num Rio do Janeiro da década de 30.
Hoje te convido a conhecer um pouco do Brasil setentista e do cunho político-social de Zé Ramalho.
Suas músicas sempre foram uma ode a sua vida; circulando entre suas principais experiências: contra-cultura, nordeste, reforma-agrária...
Paraíbano, José Ramalho Neto chegou a cursar medicina em João Pessoa, mas na conjuntura de um Brasil ditatorial é influênciado por nomes como Dylan e Beatles. Zé trilhou um caminho - que até então - não era lá conveniente: usar da contra-cultura como movimento de engrenagem.
Escrita em meados da década de 70 "Admirável Gado Novo", ainda mantém seu espírito contestatório; fruto de um período em que as relações sociais eram puramente verticais. Coincidência? Nem um pouco, a letra pode ser muito bem inserida nos dias atuais...
PANORAMA CULTURAL 70'
Certamente você já ouviu falar sobre a política de pão e circo...certo?
E o que rolava na década de 70 - que não é em nada diferente dos dias atuais - era essa politicagem de massa: controle da sociedade por meio de assistencialismos.
Um cala-te boa perfeito para exemplar o argumento é o tri-campeonato mundial de futebol. Ajudando a criar uma sociedade condicionada a não-pensar, cega ao senso-crítico. Um verdadeiro carnaval-federal à nação.
O periodo era chamado de "anos de chumbo", e o slogan - super meigo - do nosso Brasil Baronil era: "Brasil! Ame-o ou Deixe-o".
Lá nos EUA já haviam movimentos contestatórios que faziam da arte seu carro chefe para denunciar questões raciais, lutar pelos direitos civis e contra a guerra do Vietna.
A literatura e a música foram tomadas por um "grau de percepção", tanto pelos Beatniks quanto pelo ícone-mor da música folk60':Bob Dylan.
E - eis que pautado no ícone - "O Bob" do nordeste nos presenteia com a música que é um tapa na cara, não só da política nacional, mas como dos que fazem dela "uma morada tranquila", os conformistas.
A LETRA
A letra de "Admirável Mundo Novo" vai de encontro a realidade setentista vivida por Zé Ramalho e por muitos outros brasileiros, em uma época em que o país vivia seus "anos de chumbo".
A letra vem reforçar os pensamentos de Kark Marx.
A temática gira em torno dos mecanismos de produção do capistalismo "E ver que toda essa engrenagem/Já sente a ferrugem lhe comer".
Luta de classes, exploraçãodo homem pelo homem; A alienação das massas e a religião como ópio do povo - controlando a "doença - estado", com a suportável esperança do ópio é o que podemos conferir na canção de Zé:
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal...
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou [...]
A Arca de Noé, o dirigível
Não voam nem se pode flutuar...
Admirável gado novo - Zé Ramalho
ZÉ RAMALHO VOLTA A SÃO LUIS

Ramalho se apresentará com a banda formada pelos músicos Chico Guedes (contrabaixo), Zé Gomes (percussão), Dodô de Moraes (teclados), Edu Constant (bateria) e Toti Cavalcante (sopros). Durante o show, o paraibano fará uma homenagem a Raul Seixas, cantando a canção Eu nasci há dez mil anos atrás e com a releitura da música Para Não Dizer Que Não Falei das Flores, de Geraldo Vandré.
No passeio musical do show estarão incluídos também grandes clássicos do cantor, como as canções Chão de Giz, Avohai, Vila do Sossego, Táxi Lunar, Frevo Mulher, Admirável Gado Novo, Sinônimos, entre outros que consagraram o cantor. O local da apresentação incluirá camarote decorado com mesas bristrôs, sofás e puffs, iluminação cênica, atendimento personalizado de garçons, variedades de bebidas, banheiros e uma visão privilegiada que possibilitará aos fãs ficarem bem próximos do artista.
O projeto Caixa de Pandora reúne em seus dois primeiros CDs os sucessos de Zé Ramalho e traz preciosidades arquivadas na gravadora na última década. O material, raro e/ou inédito, chegou ao mercado com aprovação do cantor. Primeiramente, como mais um volume para a série Zé Ramalho canta…, há o CD Zé Ramalho Canta MPB, com ele interpretando músicas de compositores que prestigiou em seus discos – com destaque para as gravações inéditas de Amigo (de Roberto & Erasmo, em dueto com Fagner) e Gita (de Raul Seixas & Paulo Coelho, finalmente liberada).
Serviço: Show Zé Ramalho, dia 31, às 22h, no Trapiche (Ponta d’Areia). Ingressos: R$ 80,00 (pista) e R$ 150,00 (camarote), à venda nas lojas Óbvio Sports (Tropical Shopping) e ADJI (São Luís e Rio Anil Shopping)
FONTE: passeiourbano.com
sexta-feira, 30 de março de 2012
Super estrutura pra receber Zé Ramalho
Todos os detalhes de produção da turnê Caixa de Pandoraque trará à ilha o show de Zé Ramalho estão sendo cuidadosamente trabalhados para que os admiradores e fãs do cantor possam ter uma noite inesquecível e de muito conforto neste sábado no Trapiche (Ponta D’areia), embalada pelos grandes sucessos que marcam os mais de 35 anos de trajetória deste astro da MPB.
O concorrido camarote está sendo projetado em dois pisos, com bares privativos, serviços de atendimento, mesas, iluminação e decoração para que as pessoas possam assistir ao show em um ambiente com vista privilegiada, criando um clima intimista.
No espaço, haverá também um stand de degustação para oferecer ao público a oportunidade de experimentar e conhecer o sabor da cerveja Premium Stella Artois.
Stella Artois é uma cerveja Pilsner Lager de sabor balanceado e marcante. A premiada e cobiçada cerveja tem suas origens em uma tradicional cervejaria belga, chamada Den Hoorn, que data em 1366, uma das mais antigas do mundo, localizada na cidade de Leuven, no interior da Bélgica.
Vendas
Os ingressos para o evento podem ser adquiridos no local e nas lojas Óbvio Sports (Tropical Shopping) e ADJI (São Luís e Rio Anil Shopping). Vendas à vista e nos cartões de crédito. Informações: (98) 3227 8695 e 9964 4443.
Um artista completo em um show imperdível!
O maior ícone da MPB chega à capital maranhense trazendo seu show “Zé Ramalho canta MPB”, do Projeto intitulado “Caixa de Pandora”, em que o artista reúne várias canções inéditas, fruto de material colecionado pelo cantor ao longo de décadas, sucessos consagrados pelo público, além de interpretar músicas de grandes compositores que participaram de seus discos ao longo de sua trajetória no mundo artístico.
O público pode esperar momentos emocionantes durante o show, como a homenagem a Raul Seixas, com a canção “Eu nasci há dez mil anos atrás” e a releitura da música “Caminhando” de Geraldo Vandré. No passeio musical, estão incluídos também grandes clássicos, como Chão de Giz, Avohai, Vila do Sossego, Táxi Lunar, Frevo de Mulher, Admirável Gado Novo, Sinônimos, entre tantos outros sucessos que consagraram este paraibano como um dos maiores astros da música nacional.
Na apresentação em São Luis, Zé Ramalho, que tem milhões de discos vendidos, mais de 30 anos de carreira e uma centena de sucessos na bagagem, virá acompanhado de sua banda, formada pelos músicos Chico Guedes (Contra-baixo), Zé Gomes (Percussão), Dodô de Moraes (Teclados), Edu Constant (Bateria) e Toti Cavalcante (Sopros).
Atrações Convidadas
Para abrilhantar a festa, a produção do Trapiche convidou duas grandes atrações locais, o Grupo de Samba Espinha de Bacalhau, que apresentará um show em homenagem a Chico Buarque; além do DJ Glaydson Botelho, e sua discotecagem com hits que marcaram as décadas de 80 e 90 em uma Boite Retrô.
Fonte: To na Midia
domingo, 25 de março de 2012
MAIS UM PRESENTE DO MESTRE!!!
Foi com enorme prazer que recebi mais um tão esperado presente do mestre Avôhai. Trata-se de uma linda camisa usada por ele em muitos shows por esse Brasil afora. Então essa camisa faz parte do cancioneiro brasileiro, motivo pra guarda-la com muito carinho no meu acervo.
Muito obrigado mestre Zé Ramalho! Continuaremos na missão de perpetuar sua historia para muitos que virão! Grande abraço.
Rivanildo Alexandrino


Zé Ramalho usando a camisa em show

Zé Ramalho com a camisa!!!
Lado das costas
sábado, 24 de março de 2012
Zé Ramalho canta MPB em show, em São Luís

com o show “Zé Ramalho canta MPB”, do Projeto intitulado “Caixa de Pandora”, em que o artista reúne várias canções inéditas, fruto de material colecionado ao longo de décadas, sucessos consagrados pelo público, além de interpretar músicas de grandes compositores que participaram de seus discos ao longo de sua trajetória de mais de 30 anos de carreira.
O público pode esperar momentos emocionantes durante o show, como a homenagem a Raul Seixas, com a canção “Eu nasci há dez mil anos atrás” e a releitura da música “Caminhando” de Geraldo Vandré. No repertório estão incluídos também grandes clássicos, como "Chão de Giz", "Avohai", "Vila do Sossego", "Táxi Lunar", "Frevo de Mulher", "Admirável Gado Novo", "Sinônimos", entre tantos sucessos.
Na apresentação em São Luis, Zé Ramalho, que tem milhões de discos vendidos virá acompanhado de sua banda, formada pelos músicos Chico Guedes (contra-baixo), Zé Gomes (percussão), Dodô de Moraes (teclados), Edu Constant (bateria) e Toti Cavalcante (sopros).
Por Zeca Soares
Fonte: G1 MA
quinta-feira, 22 de março de 2012
ZÉ RAMALHO EM ANANINDEUA-PA DIA 30/03/2012

SERVIÇO;
- Show: Zé Ramalho
- Cidade: Ananindeua
- Data: 30/03/2012
AABB ANANINDEUA – RODOVIA BR 316, KM-07 – CENTRO – (23:00H) FAVOR CONFIRMAR HORÁRIO COM OS PRODUTORES LOCAIS – 23:00
Fonte: Festas e Shows
quarta-feira, 21 de março de 2012
PRÓXIMOS SHOWS:
MARÇO
23
FLORIANÓPOLIS - SC
SHOW ZÉ RAMALHO & BANDA Z
STAGE MUSIC PARK - RODOVIA MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO S/N KM 1,5 - JURERÊ - (23:50H) FAVOR CONFIRMAR HORÁRIO COM OS PRODUTORES LOCAIS - 23:50
24
TIJUCAS - SC
SHOW ZÉ RAMALHO & BANDA Z
PARQUE PIRÃO COM LINGUIÇA - RUA LAURO MULLER, 168 - PRAÇA - (23:50h) FAVOR CONFIRMAR HORÁRIO COM OS PRODUTORES LOCAIS - 23:50
25
SÃO JOÃO DA BARRA - RJ
SHOW ZÉ RAMALHO & BANDA Z
BALNEÁRIO ATAFONA - NOVO BALNEÁRIO ATAFONA S/N - (18:00H) - FAVOR CONFIRMAR HORÁRIO COM OS PRODUTORES LOCAIS - 18:00
30
ANANINDEUA - PA
SHOW ZÉ RAMALHO & BANDA Z
AABB ANANINDEUA - RODOVIA BR 316, KM-07 - CENTRO - (23:00H) FAVOR CONFIRMAR HORÁRIO COM OS PRODUTORES LOCAIS - 23:00
31
SÃO LUÍS - MA
SHOW ZÉ RAMALHO & BANDA Z
NOVO TRAPICHE - AVENIDA DOS HOLANDESES S/N - PONTA DA AREIA - (23:50H) FAVOR CONFIRMAR HORÁRIO COM OS PRODUTORES LOCAIS
ABRIL:
01
TERESINA - PI
SHOW ZÉ RAMALHO & BANDA Z
JOCKEY CLUB - AV. N. SRA. DE FÁTIMA, 1000 - JOCKEY CLUB - (23:00H) - FAVOR CONFIRMAR HORÁRIO COM OS PRODUTORES LOCAIS - 23:00
segunda-feira, 19 de março de 2012
domingo, 18 de março de 2012
ZÉ RAMALHO EM TIJUCAS-SC
ZÉ RAMALHO EM SÃO LUÍS-MA
1° Luau do CPN com Zé Ramalho foi um sucesso

Em um ambiente familiar, os associados puderam curtir o evento, que lotou o CPN, com segurança, uma bela decoração e comodidade, pois em qualquer ambiente em que estivesse assistiria ao espetáculo perfeitamente. Acesso facilitado, limpeza, colaboradores sempre por perto para auxilio de mesas, garçons e muito mais fizeram uma noite inesquecivel.
Logo depois da apresentação de Zé Ramalho, a Banda Fattus, aquela mesma que agitou no 2° CPN Fantasy Fest, levou o baile até as 04h00 tocando as melhores músicas de axé, sertanejo universitário, dance, pop rock, samba, pagode e vários outros ritmos.
O 1° Luau do CPN, como foi chamado, fez vários associados relembrarem vários momentos já vividos no clube, em shows como de Jorge e Mateus, Fábio Junior, Skank, Titãs, Billy Voughn, Guilherme Arantes (já nesta diretoria) e o rei Roberto Carlos.
Fonte: Assessoria de Comunicação CPN, Abdala Junior.
quarta-feira, 14 de março de 2012
ZÉ RAMALHO EM FLORIANÓPOLIS-SC DIA 23/03/2012
ZÉ RAMALHO ABRE FLORIPA MOTO SHOW 2012

Vale ressaltar que também já está na programação do evento o Show Internacional da banda californiana Creedence Clearwater Revisited – versão atual da lendária banda Creedence Clearwater. A banda é uma das mais representativas do rock and roll, um prato cheio para os amantes das duas rodas e da estrada.
Zé Ramalho está no cenário da música brasileira há mais de 30 anos. Sua última gravação foi o álbum “Zé Ramalho canta Jackson do Pandeiro” (2010). O álbum de 2008, “Zé Ramalho canta Bob Dylan – Tá tudo mudando”, foi indicado ao Grammy Latino, na categoria melhor disco de rock. O artista promete um repertório com músicas que fizeram história como “Avohai”, “Frevo Mulher”, ”Admirável Gado Novo”, ”Garoto de Aluguel”, entre outras.
Fonte: CAFÉ DEL MARCO
sexta-feira, 9 de março de 2012
Luau do CPN terá show de Zé Ramalho
Com mais de 20 discos lançados, Zé é um dos pioneiros da música nordestina brasileira. Ele tocará junto com sua banda, revivendo alguns dos seus maiores sucessos. Entre as inúmeras músicas do artista, “Admirável Gado Novo”, “Garoto de ”, “Chão de Giz” e “Avohai” estão entre as selecionadas para o show no planalto central. Ele vem construindo sua obra inspirado na literatura de cordel, nos ritmos nordestinos, no , nas histórias em quadrinhos, nos de ficção científica, nos seriados de , no e na mitologia, alinhando tudo com seu jeito único de cantar, como se estivesse narrando e com suas composições que remetem às dessas histórias.
Fonte: ClicFolha
quinta-feira, 8 de março de 2012
O cantor e compositor Zé Ramalho desembarca no começo de abril em Teresina para o show mais esperado do últimos anos.

Hora – 22 horas
Local – Jockey Club
Vendas – Jockey Club e www.ingressosky.com.br
Info – (86) 3232-5043
Fonte: Gazeta de Parnaiba
quarta-feira, 7 de março de 2012
ACERVO CULTURAL ZÉ RAMALHO GANHA ESPAÇO EM BREJO DO CRUZ

segunda-feira, 5 de março de 2012
ZÉ RAMALHO EM FLORIANÓPOLIS-SC DIA 23/03/2012

Local: Stage Music Park - Rodovia Maurício Sirotsky Sobrinho, 2.500, km 1,5 - Jurerê Internacional.
Ingresso: Pista R$ 30. Área VIP R$ 60. Camarotes R$ 70 feminino e R$ 90 masculino.
Pontos de Venda: No local, Lojas Multisom (Shoppings Beiramar, Floripa, Iguatemi, Itaguaçu e Via Catarina), Quiosque Blueticket (Shopping Beiramar) e site Blueticket.
Informações: (48) 3282-1669 ou no musicpark.com.br.
Fonte: http://www.guiafloripa.com.br/lazer/shows.php3
sábado, 3 de março de 2012
AS IRMÃS AVOHANNE E ORQUÍDEA
Avohanne me disse que a admiração por Zé Ramalho na sua família é tão grande que os mesmos não saem de casa sem antes escutarem alguma musica dele.
Parabéns amigas, vamos continuar exaltando o nome e obra desse verdadeiro profeta criador de mensagens fantásticas que nos transportam para outros mundos em viagens de êxtase, guiados por suas melodias.
Um abraço.