sexta-feira, 26 de março de 2010

Como tudo começou.

O meu envolvimento com a obra de Zé Ramalho aconteceu da seguinte maneira:

No ano de 1989, inicio da minha juventude, numa noite enluarada, eu e meus amigos Clé e Walfran tocando violão, Clé começou a tocar uma música que a princípio achei
muito estranha. Sua letra era de arrepiar, fiquei louco por essa música e perguntei logo de quem era, veio então a resposta:

- Essa música é de Zé Ramalho.

Eu como não conhecia, perguntei novamente:
-Mas quem é esse Zé Ramalho?

Eles responderam:

- É aquele que canta a música tal. mas eu não conhecia nada.

No dia seguinte ainda com aquela música na cabeça comecei a procurar discos ( pois naquele tempo na minha cidada nao existia cds ) do tal Zé Ramalho. tarefa difícil, não encontrava em lugar algum, até que uma pessoa me disse:
- rapaz eu acho que "Nêna" tem um Lp desse cantor.
Corri até a casa do amigo Nêna que nessa época tinha um pequeno bar.E pra minha satisfação ele tinha dois discos de Zé Ramalho.

Os discos eram: "Zé Ramalho" de 1978, e " A Peleja do Diábo com o dono do Céu" de 1979.
Cara, quando eu vi a foto de Zé na capa desses discos, achei muito interessante, o Zé Ramalho parecia um profeta da caatinga. O cara era tão estranho quanto a musica que eu tinha escutado na noite anterior.

Levei os Lps pra minha casa e comecei a escutar atentamente, e cada música diferente que começava a tocar me chamava mais a atenção. Letras longas, palavras esquesitas que nunca tinha escutado, arranjos lindos e a vóz do cara era perfeita, voz de trovão.

Daquele dia até hoje não parei, comecei a colecionar tudo que encontrava sobre Zé. Mas na minha cidade não tinha muita opção, foi quando em 1992 fui morar em São Paulo, lá sim, consegui muito material, discos, matérias de jornais e revistas, posters, compactos, fotos etc.

Descobri o Fâ Clube de Brasilia presidido pelo amigo Willians, através dele mandei uma carta pro Zé contando da admiração que tinha por ele.

Passaram-se algums semanas e um dia o porteiro do predio onde eu morava me interfonou dizendo:
- Rivanildo chegou um sedex pra você.

Eu achei estranho pois não estava esperando nenhum sedex. Desci pra receber e grande foi a minha surpresa pois a encomenda tinha sido mandada pelo próprio Zé Ramalho, fiquei muito alegre com o que estava vendo, nem tava acreditando que o Zé Ramalho tinha me mandado alguma coisa.

Abri a encomenda e lá estava: cd, fotos, camisetas, posters e todos os seus livros, tudo autografado!!! quase não acreditei, fiquei muito feliz.

Nessa época eu tinha um Fã Clube que se chamava Kryptônia ( mudei o nome para Fã Clube Zé Ramalho da Paraíba ), um dia assistindo um show do Zé no sesc belenzinho, eu fiquei bem proximo ao Zé em frente ao palco e ele me reconheceu pois eu ja tinha lhe enviado algumas fotos. Ele ficou tocando e olhando pra mim, eu fiz sinal de positivo pra ele e ele riu, quando ele acabou de cantar a música, chamou o segurança que estava em cima do palco e lhe falou algo no ouvido apontando pra mim. O segurança veio em minha direção pegou no meu braço e disse:
- cara sobe aí que o Zé quer falar com você.

Foi outra grande alegria pra mim, era um grande sonho que estava realizando naquela noite, nem acreditava que ia conhecer o Zé pessoalmente. Fiquei esperando atráz do palco com uma ansiedade danada o Zé cantar as últimas músicas do show.

Então lá vem ele, o meu grande ídolo caminhando a minha direção, foi logo estendendo a mão e dizendo:

- e aí cara, tudo bem? e me deu um abraço.

falei pra ele do meu Fã Clube, ele achou muito bacana e agradeceu bastante pela minha dedicação sobre ele, me disse:

- Cara logo estarei lançando um cd novo ( o cd era "o gosto da criação" de 2002 ), e não se preocupe que vou lhe mandar um material.

Como de fato, logo depois do lançamento do cd, ele me mandou muita coisa. Nunca esquecerei aquele dia.

Depois desse dia, peguei uma certa amizade com o Zé, sempre falava com ele nos camarins, antes ou depois dos shows. O ultimo contato que tive com ele foi em 2005 no show de gravação do dvd "Ao vivo " gravado no Olympia em São Paulo.

No ano seguinte voltei a morar na minha terra natal no RN e não tive mais contato com o Zé.

Foi assim que tudo aconteceu pessoal.
um forte abraço
e até mais.

Rivanildo Alexandrino em março de 2010.

3 comentários:

  1. Rivanildo! Gostaria de conversar com vc... percebo que a minha admiração à este poeta nordestino se compara à sua! Ouço ele cantar desde que nasci, pois meus pais são apaixonados pelas músicas dele, influenciei até meu marido por esse gosto musical.Se puder, me adc n facebook ou msn:
    PAULA BENICIO E msn paulinhaeenzo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amigo, estive hà poucos dias na PB, estava de ferias com minha esposa. Sou de BHTE - MG. Não existe na "orbita da terra" uma pessoa que "canta com uma voz ùnica" a verdade espiritual de todos mortais, alma "altamentamente Iluminada". Wellington Rezende - BHTE - MG.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber quem é Nêna,de onde ele é.Por favor. Pra mim é muito importante.João Eudes Ribeiro Brandão, viçosa MG.

    ResponderExcluir