" Eu tenho uma missão na terra, como cantador. Tenho que cumprir a minha sina. É a forma de ser útil e me perpetuar. Às vezes penso que estou servindo de instrumento para um criador verdadeiro. É ele quem realmente cria tudo o que canto e componho".
A declareção é de Zé Ramalho, ora lançando seu terceiro LP, intitulado justamente A Terceira Lâmina ( CBS ). Trata-se de uma produção muito caprichada, que conta com as participações especiais de Maria Lúcia Godoy, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Oberdan Magalhães, Novelli e Vital Farias, entre outros.
E, tanto nas palavras quanto nos versos de Zé Ramalho, tranparece o habitual tom messiãnico, de quem está prestes a revelar uma verdade maior ( dele próprio ou de um "criador verdadeiro", que anda ultimamente muito voga entre os paraibanos - vide "Foi Deus Quem Fez Você").
De quebra, vem também um certo tom apocalíptico. Na faixa principal, por ex., onde se sugere a iminência da 3º. Guerra Mundial: " Não sei se é uma previsão ou uma premonição de um momento em que o povo está submetido aos fazendeiros da humanidade, querendo de qualquer forma fugir da ignorãncia, apesar de estar bem perto dela".
Revista "Música" nº 50, 1981
Revista "Música" nº 50, 1981
Nenhum comentário:
Postar um comentário